terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

TARGINO PEREIRA DA COSTA NETO




Um homem de muitas historias e de muitos caminhos, este foi Targino Pereira da Costa Neto, um icone político e administrativo em dois estados da federação.

Nascido em Araruna/PB, aos 26 de julho de 1937, filho de Pedro Targino Sobrinho, e Maria das Neves de Araujo Targino, era herdeiro do renomado clã familiar Targino, influente na política ararunense desde o início do século XX.

Teve os seguintes irmãos: Maud (in memorian), Marluce, Marlene, Maura, Marnizete, Maria Amavel, Marne (in memorian), Lindomar (in memorian), Pedro (in memorian), Reginaldo, Nelson (in memorian), Aluísio, Adamastor, Antenor, Maria Odete, Getúlio, José (in memorian). 

Casou com Dona Germana de Azevedo Targino, com quem teve os seguinte filhos: Silvana, Giovana (in memorian) e Germano.

 Vindo de uma família tradicional na política paraibana, cresceu vendo seus parentes administrando e dominando os destinos políticos de Araruna, herdando o gosto pela política de homens como o Major Pedro Targino e o Coronel Gino (Targino Pereira), desta maneira, vê-se animado a também participar como homem público atuando na política. Seu primeiro êxito político, foi aos 22 anos, se tornando o 1º prefeito eleito do recém emancipado município de Tacima/PB, em 1959, derrotando Tercílio Cruz. 

Após administrar Tacima por mais de 3 anos, Targino se afasta para concorrer á prefeitura de Araruna, município vizinho, cujo qual Tacima se emancipou, e que era o seu berço natalício e  político. E, embora o pleito em Tacima tivesse sido dificil, o de Araruna pareceu uma disputa mais renhida, o adversário era o mais poderoso líder político do Curimataú paraibano a época, o latifundiario Benjamim Maranhão.

Embora jovem, Targino, representava um grupo político antigo, constrastando com a idade de Seu Beja, um homem já idoso, mas muito energético, advindo da mesma familia e grupo político, rompidos desde o "Racha dos Targino" em 1955. Uma arvore com galhos em forma de "V" de frente a praça João Pessoa, foi testemunha de manifestações políticas de Targino e seu grupo, que afirmavam que até a arvore fazia o seu "V da vitória". Esta que se confirmou com o abrir das urnas:
Fonte mídia PB

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
AMO A MINHA TERRA POTIGUAR E ESPECIALMENTE A CIDADE DE MOSSORÓ

TARGINO PEREIRA DA COSTA NETO

TARGINO PEREIRA DA COSTA NETO
PREFEITO DE TACIMA(PB), PREFEITO DE ARARUNA(PB), PREFEITO DE NOVA CRUZ(RN) E INTERVENTOR DE GOIANINHA(RN) E DEPUTADO ESTADUAL PELO RIO GRANDE DO NORTE